A importância da proteção de dados e o direito à privacidade

A proteção de dados pessoais e o direito à privacidade têm sido temas de discussões em várias partes do mundo. Inspirado na Europa, o Brasil promulgou em 2018 a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que foi um dispositivo essencial para a regulação do tema no país. Antes da lei, a privacidade dos indivíduos era tratada sem transparência. Agora, temos um regulamento que se mostrou altamente eficaz e necessário para a sociedade contemporânea.

Até chegarmos à criação e promulgação da LGPD, nada neste campo era claro. Mas ao realizar uma análise crítica do quão rapidamente a tecnologia evoluiu, e como os meios de comunicação, especialmente com as redes sociais, mudaram as relações interpessoais, vale ressaltar que dados valem ouro na era da informação. E por isto, empresas e seus estrategistas não iriam medir esforços para conquistar um número maior de consumidores, custasse o que custar.

No entanto, quando o mundo muda, novas leis surgem. E o tempo tem demonstrado o quanto a LGPD tem sido eficiente e ajudado a manter o direito à privacidade. Segundo os especialistas, não há dúvidas que os nossos dados estão mais bem protegidos. Ademais,as organizações se adaptaram rapidamente às diretrizes propostas. Contudo, a proteção e o tratamento de dados seguem os parâmetros específicos que tem o cidadão e o direito à privacidade como pontos centrais.

Dessa forma, a proteção de dados e o direito à privacidade se mostram bem resguardados no Brasil. Com uma lei que protege a privacidade da sociedade como um todo. Outrossim, ela foi bem aderida pela contraparte; as organizações — que tem feito um bom papel nas boas práticas com os consumidores. O respeito à privacidade é um direito conquistado e graças a LGPD os dados da população estão mais protegidos e seguros.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Miguel Antunes
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.